JORNADA DE TRABALHO DE 12 HORAS POR DIA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO? COMPARTILHA…


A proposta do governo estabelece que, em caso de acordo entre a empresa e os trabalhadores, a jornada em um único dia pode chegar até a 12 horas (oito horas normais mais quatro horas extras), desde que respeitado o limite de 48 horas na semana (44 horas da jornada padrão mais quatro horas extras).


Por exemplo: se um trabalhador fizer duas horas extras na segunda-feira e duas na terça, não poderá fazer horas extras entre quarta e sábado. Noutra hipótese: se fizer as quatro horas extras na segunda-feira (numa jornada de 12 horas, portanto), não poderá fazer mais nenhuma hora extra no restante da semana.

Essa possibilidade de flexibilizar a jornada, porém, dependerá, segundo a proposta, de acordo resultante de um processo de negociação entre empregados e empregador. Para o governo, isso proporcionará mais segurança jurídica para empresas e trabalhadores.


Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o limite de até 12 horas em um único dia já é previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para algumas categorias, como profissionais de segurança pública e da área de saúde.
JORNADA DE TRABALHO DE 12 HORAS POR DIA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO? COMPARTILHA… JORNADA DE TRABALHO DE 12 HORAS POR DIA. O QUE VOCÊ ACHA DISSO? COMPARTILHA… Reviewed by on 15:35 Rating: 5